domingo, 26 de dezembro de 2010

PROJETO DE PESQUISA "AS DIFERENÇAS"

PROJETO DE PESQUISA:
As Diferenças”
-Leitura na Educação Infantil-


GRUPO: Driele, Elisângela, Georgete, Josiane, Michele.
TURMA: Jardim A e B;
FAIXA-ETÁRIA: 4 à 6 anos;
DURAÇÃO: um encontro (intervenção realizada em 11 de Novembro/10).


JUSTIFICATIVA:

Este tema foi escolhido devido a grande dificuldade que as pessoas tem em aceitar o diferente, ou seja, a diferença do outro. Por isso se faz necessário realizar um trabalho com as crianças iniciando pela Educação Infantil, onde começam a participar da vida em grupo e também são incentivadas a estabelecerem valores. Não esquecendo a importância da leitura na vida de cada um.


OBJETIVO GERAL:

-promover o desenvolvimento de valores como respeito, compreensão e outros, através da realização de Hora do Conto como recurso de Leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • promover diferenças através de história contada,
  • ajudar o próximo, através de atividade coletiva em sala de aula;
  • respeitar o diferente, através de representação gráfica individual da história ouvida.

MÉTODOS:

  • Hora do Conto:
    -História: “O canto de Bento” - Surdez e a Língua de Sinais -
    -Recurso: Varal com imagens
  • Interpretação oral da história ouvida em Rodinha
  • Desenho da parte da história que mais gostou.

CULMINÂNCIA:

* Exposição com fotos.


 Hora do conto...
História "O canto de Bento"


Recurso utilizado: Varal com imagens.


Colega Josi com as crianças...

Momento da atividade proposta...


Atividade realizada com giz de cera...


Regitro Gráfico...


Parte da história que mais gostou...



Atividade realizada em grupo...


com registros individuais!!


OBSERVAÇÃO:

As crianças evidenciaram grande surpresa diante da compreensão do fato de o personagem principal da história ouvida ser um portador de necessidades especiais e assim, tendo de aprender a realizar a comunicação, de outra forma, utilizando seu corpo e gestos (linguagem de sinais) como expressão.


AVALIAÇÃO:
As crianças demonstram interesse e participaram com alegria e curiosidade das atividades propostas.
O momento da Hora do Conto propiciou-lhes a realização da leitura em uma temática desconhecida até então, momento enriquecedor e valoroso que permitiu a entrada de cada um a uma realidade nova, mas com a possibilidade de agregar e valorizar o diferente com respeito e amor. E após seus questionamentos expressaram em suas representações gráficas as próprias hipóteses.


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
*Exposição com fotos das atividades realizadas no momentos da prática de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário