domingo, 23 de outubro de 2011

PLURALIDADE CULTURAL - Abordagem sobre a questão racial na Educação Infantil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
Pluralidade Cultural
Autor(a)
Elisângela Soares Ramos
Professor Orientador
André Ricardo Gonçalves Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação: Pedagogia; Turma: 0231 – Prática Módulo 03

















2  TEMA TRANSVERSAL – PLURALIDADE CULTURAL


INTRODUÇÃO

  A escolha em abordar o tema referente à Pluralidade Cultural, sugerida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), utilizando a história “Menina bonita do laço de fita” deu-se em função da curiosidade manifestada pelo grupo ao observarem as diferentes cores de pele entre si e pela ausência de crianças negras em seu convívio escolar neste momento. Em virtude desta aproximação, é possível utilizar a história como principal recurso para desenvolver diversas atividades de forma significativa e interessante para as crianças e assim contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes quebrando barreiras para o exercício da cidadania desde a Educação Infantil, resgatando valores de uma cultura rica como a brasileira, devido a mistura de várias raças, onde cada qual contribuiu para a formação do que somos hoje.






3  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        compreender valores da cultura brasileira;
·        desenvolver o senso crítico das crianças, levando-as a questionar a realidade em que vivem;
·        interpretar fatos históricos em enfoque atualizado.


4  TIPOLOGIA DA PRÁTICA
Prática Real
- Hora do Conto/Recurso: Caixa surpresa com personagens
- História: “Menina bonita do laço de fita”
- Interpretação oral da história ouvida em Rodinha
- Desenho da parte da história que mais gostou.







5  CRONOGRAMA DA PRÁTICA
LOCALIZAÇÃO: Instituição de Educação Infantil M.M., situada no Bairro Santana, em Porto Alegre/ RS.


ETAPA
PERÍODO
AÇÃO
C/H
PRODUTO
Orientação
28/09 e 05/10/11
Definição do tema e tipologia da Prática
4
- Grupo formado;
- Tema definido.
Estudos Preliminares
06/10 à 14/10/11
Estudos (autores e referências);
10
- Dados anotados
Planejamento
06/10 à 15/10/11
 - Observação na instituição escolhida;
- Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Prática;
- Elaboração da entrevista com a Coordenadora Pedagógica da instituição
30
- Registro de Dados;
- Questionário de entrevista.
Execução
17/10 e 18/10/11
- Aplicação da Prática na instituição;
- Realização da entrevista;
- Efetuar anotações.
4
- Anotações de dados e da entrevista.
Análise
Conforme organização do grupo.
- Organização e comparação das anotações feitas (em grupo);
- Elaboração do Paper (individual).
28
Paper
Socialização
12/12/11
- Organização de conteúdos e recursos para apresentação;
- Apresentação
4
Socialização realizada.
Total


80




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