sábado, 12 de março de 2011

Texto sobre agressividade

O que é ser agressivo?

   A criança com comprtamento agressivo pode estar passando por situações especiais sem o devido apoio, como separação dos pais, nascimento de um irmão ou morte de alguém querido. Para Ana Coelho Vieira Selva, professora no departamento de psicologia e orientação educacional da Universidade Federal de Pernambuco, "é fundamental que o aluno não seja estigmatizado nem acusado por atos agressivos."
  Pais e familiares são os principais exemplos de conduta para os pequenos e o educador também possui papel importante na formação emocional deles. Se o professor grita e resolve os conflitos em sala de aula de maneira agressiva, o aluno pode reproduzir essas atitudes.
  Uma atitude positiva é se aproximar da criança. Dessa forma, ele vai se sentir a vontade para expressar seus sentimentos e pode até tentar explicar seus gestos impetuosos. Oferecer chances de a criança se retratar criando situações de estímulo: substituíndo o "Isso não se faz!" por "Você é um garoto legal. Não vai mais querer bater no amigo". Conversar com a criança no pátio ou no parquinho. Salas fechadas como a temida diretoria, podem causar constrangimento.
  Há algumas práticas que podem ser adotadas para reproduzir o comprtamento agressivo. A presentar modelos de comportamento bem-aceitos também funcionam.
Montar, por exemplo, um teatrinho de fantoches representando conflitos comuns entre as crianças, intercalando situações em que as agressões trouxeram consequências desagradáveis e foram resolvidas com cooperação, amizade e diálogo.
  "MEU FILHO É AGRESSIVO...!" Para cada um de nós esta frase tem uma conotação, um significado diferente, pois determinado tipo de comportamento pode ser considerado agressivo para uns e não para outros.
  Mas afinal, O QUE É SER AGRESSIVO?
Seria qualquerb ação que pretende danificar algo ou alguém. Geralmente, estes atos agressivos não são a verdadeira expressão  de raiva, mas sim desvios de outros sentimentos (como mágoa, insegurança, etc.) que devido ao fato da criança não saber como lidar com eles os expressa através de atos agressivos.
  Agressividade NÃO é traço de personalidade. Portanto, NÃO existem crianças que SÃO agressivas - se digo que "Luizinho é agressivo", esta agressividade se torna parte dele, de sua identidade/personalidade e isto é falso. O correto é dizer que  a criança está agressiva.
  Dentre os fatores que influenciam a agressividade, encontramos o meio ambiente no qual a criança está inserida. Geralmente acredita-se que a agressividade provém apenas de força interna, que é algo inerente ao indivíduo. Ao contrário, é o ambiente que perturba a criança. O que falta internamente a criança é a capacidade e a habilidade para lidar com esse ambiente que a deixa com raiva, com medo, insegura. Logicamente, todos nós sofrmos pressões do ambiente em que vivemos e nem todos respondemos a este ambiente com comprtamentos agressivos. O que acontece é que para alguns existeum défcit  frente a capacidade de tolerar frustrações, para tolerar a falta e suportar coisas que não podemos ter na vida, que não sabemos ou não entendemos. Sabemos, então que a agressividade não é algo inato, algo com que a criança já nasça e nem um traço de personalidade. Ela é influenciada pelo meio.

  Conclusão:  NÃO há tendência inata ou subjacente para a agressividade. Tudo isso é comportamento aprendido. Por isso nunca existirão crianças iguais cada uma tem a sua própria história de vida, cada uma levou "diferentes socos" da vida cada uma foi educada em famílias diferentes, com valores e idéias diferentes. Portanto só podem ser diferentes!                                                           (Cristina Felipe Corsini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário